segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Informática na Educação Infantil


   A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais a relevância na vida das pessoas, neste sentido venho descrever o papel da informática na Educação Infantil, descrevendo seus objetivos e importância na educação de crianças, mostrando-as um novo jeito de ver o mundo e também um novo meio de aprendizado,pois desde pequenos somos apresentados a diferentes tecnologias, afinal se o mundo está tecnológico não há como deixar de fora algo que irá fazer parte de nossas vidas. Por isso a informática vem ganhando grande importância na educação infantil e contribuindo de forma efetiva na aprendizagem, através dela os alunos aprendem a pensar, agir, raciocinar, aprendendo de um modo moderno e extremamente interessante.
   Embora nem todas as escolas de educação infantil usem a informática, o número vem crescendo a cada dia, o que comprova os benefícios que a informática traz no aprendizado e na formação das crianças.

Informática na educação infantil objetivos
    
   Um dos objetivos em introduzir a informática na educação infantil  é que esta estimula a mente e o desenvolvimento intelectual das crianças, potencializando o aprendizado. Com linguagem e programação específica para educação infantil, a informática oferece as crianças um aprendizado diferenciado, estimulando e desenvolvendo áreas que talvez a aulas convencionais não consigam alcançar. 
   As aulas não são meras brincadeiras, através de jogos direcionados a aprendizagem, a aula se torna mais criativa, dinâmica e motivadora, facilitando o aluno a desenvolver melhor sua compreensão, raciocínio lógico, interpretação, aprimoramento da coordenação, noções de igualdade e diferença entre outros. A informática é mais um método eficiente para o aprendizado da educação infantil e vem tendo êxito em seus objetivos.





Informática na educação infantil importância
  

   Apesar de alguns questionamentos, a informática vem se tornando uma grande aliada na educação infantil. Não há como não reconhecer a importância da informática já que estamos vivendo em um mundo tecnológico e mais do que nunca ela é necessária para o futuro profissional na sociedade. Sua introdução na educação infantil leva conhecimento às crianças de modo diferenciado, por isso ela é um importante instrumento de apoio ao aprendizado. Como vivemos numa era moderna e tecnológica a educação não pode ficar para trás, desde
que planejada e bem implantada as crianças só tem a ganhar com uso da informática dando-lhe mais possibilidades ao desenvolvimento.
   A informática não será a solução mágica para a educação, mas é um instrumento pedagógico útil para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na educação infantil. Precisamos tomar consciência da necessidade de criar e inovar constantemente e começar isso desde cedo, com as nossas crianças.

   Oportunizar momentos para as crianças criarem, construírem múltiplos conceitos, propiciados de maneira lúdica e prazerosa pode gerar ainda maior interesse, principalmente se houver clima de confiança, transformando, dessa forma, sua realidade. A necessidade de conhecer melhor os processos de alfabetização/letramento das crianças justifica-se pelo papel constitutivo que a linguagem tem na criação dos sujeitos e, por isso, a importância de contínuas revisões nas práticas de trabalho com a linguagem na escola. Justifica-se, também, pela possibilidade de geração de subsídios para novas investigações na direção de uma teoria social da alfabetização e do letramento.
   O crescente aumento na utilização das novas ferramentas tecnológicas como o computador e a Internet na vida social, tem exigido das crianças a aprendizagem de comportamentos e raciocínios específicos. Por essa razão, alguns estudiosos começam a falar no surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de letramento, que tem chamado de letramento digital. Esse novo letramento, segundo eles, considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino, a fim de capacitar o mais rápido possível os alunos a viverem como verdadeiros cidadãos neste novo milênio cada vez mais cercado por máquinas eletrônicas e digitais.
   Muitas atividades da vida moderna têm se modificado com o aparecimento das novas tecnologias de comunicação. Essas mudanças têm influenciado o processo ensino- aprendizagem, levando inúmeros educadores a refletir sobre as conseqüências que essas tecnologias e essas práticas podem trazer para a sociedade.
   O letramento está relacionado à aquisição de conhecimentos que constituem a cultura letrada. As práticas sociais que envolvem a escrita e também o diálogo entre os conhecimentos da vida, constituem ao nosso início da identidade cultural.
   Os computadores tendem a desenvolver habilidades como a independência e autonomia na aprendizagem, abertura emocional e intelectual, preocupação pelos acontecimentos globais, liberdade de expressão e convicções firmes, curiosidade, imediatismo e instantaneidade na busca de soluções para os problemas do cotidiano escolar.
   Considerando que a utilização de jogos educativos possa vir a ser um recurso complementar nos processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, é possível acreditar que a junção da tecnologia e mediação do professor, efetivamente dê ampliação ao letramento na educação infantil.


Objetivos da Informática  na  Educação Infantil

   - Avaliar as possíveis vantagens da utilização de jogos lúdicos orientados na educação infantil e familiar, visando discutir aspectos teóricos da inserção do computador como apoio no fazer pedagógico, utilizando programas como recursos pedagógicos.
   - Destacar mecanismos que possam propiciar o desenvolvimento de crianças entre três e seis anos na educação infantil, favorecendo a construção de habilidades e atitudes, aumentando as possibilidades de pesquisar, escolher, situar informações, criar e participar, dilatando os espaços dos ambientes de aprendizagem e ampliando as oportunidades de manuseio de jogos.
 
    Nas últimas duas décadas do século XX assistiu-se a grandes mudanças tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia.
A educação trabalha com a linguagem escrita e a nossa cultura atual, vive por uma nova linguagem, a da televisão e a da informática, particularmente a linguagem da Internet. A cultura do papel representa talvez o maior obstáculo ao uso intensivo da Internet. Por isso, as crianças que ainda não internalizaram inteiramente essa cultura adaptam-se com mais facilidade do que os adultos ao uso do computador. Elas já estão nascendo com essa nova cultura, a cultura digital. “A educação é colocada diante de um novo desafio, face ao acelerado processo de informação da sociedade que é a introdução do computador na escola.”




Uso na Metodologia
  

   Os recursos utilizados para embasar a pesquisa, teoricamente, serão as referências bibliográficas e, tecnologicamente, será a internet, utilizando-me desses recursos como alicerce para a minha pesquisa qualitativo-descritivos.
   As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em ambientes educativos, principalmente a partir da utilização de jogos, são essenciais nos processos educativos e de desenvolvimento do ser humano. Considerando que a escola não pode estar alheia às tecnologias emergentes, devemos integrá-las para que, com a interatividade por elas proporcionadas e aliadas aos jogos, possamos tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, atrativo, interativo e significativo.
   A Internet também está explodindo na educação, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação.
   É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno. O professor não impõe, ele acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto ao aluno.
Ensinar utilizando as Novas Tecnologias torna o professor diferente do convencional. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los, mostrando entusiasmo.
   A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Instituições como a família, a escola e a religião continuam sendo as fontes primárias da educação e da formação moral das crianças, mas a influência da mídia está presente também por meio delas. Hoje o imaginário infantil é explorado por marcas e logos cada vez mais cedo, que são os ícones do consumo. É claro que se percebe que essa colonização do simbólico pela propaganda vai influenciar a formação cultural e espiritual das crianças.  






Vídeo relatando o uso da informática nas escolas








Referência





 Desenvolvido por Amanda Cristina Oliveira estudante da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3º período em Humanidades