Art. 2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Lei nº 7.853 - de 24 de outubro de 1989 - DOU de 25/10/89
Em nossa sociedade a cada dia que passa, as escolas recebem ainda mais, alunos que precisam de atenção especial; e é com apoio dos familiares e toda rede de educação, que teremos uma Educação Inclusiva, isto é, participação de todos em qualquer estabelecimento de educação,que é direito de todos. As escolas devem estar preparada para receber todo tipo de
aluno. Mas precisa de profissionais especializados em educação, e qualificados
para exercer essa atividade nas escolas com o intuito de ajudar a melhorar a
base de nossa educação.
Venho á desenvolver esse trabalho com intuito de
enfatizar a importância do uso da
tecnologia na educação de alunos especiais, para seu desenvolvimento na
sociedade contemporânea. No qual, li vários artigos que tem toda uma pesquisa realizada sobre esse assunto.
O aluno especial precisa de intervenção especifica na área cognitiva e/ou psicomotora e/ou afetivo-sócio-emocional, com atividades relacionadas com vistas ao seu desenvolvimento global, buscando a melhoria do desempenho nas atividades escolares do Ensino Regular. Equipe multifuncional, é muito importante neste processo; pois contribui ainda mais para a melhoria da aprendizagem no ambiente escolar, que são a psicologia,
fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, informática,
etc.
Para que o uso de tecnologias de informação no aprendizagem do
aluno seja de forma eficaz, é fundamental que haja profissionais qualificados, com formação em
Educação Especial, onde deve procurar
juntamente com a equipe multifuncional a raiz do problema de
aprendizagem, sendo essa característica que a distingue das demais propostas
pedagógicas, como sala de apoio ou reforço escolar.
A sala especializada para realização dessas atividades, é
chamada de Sala de Recursos, onde esta deve ser equipada com recursos
tecnológicos, técnicos, físicos e materiais específicos para atividades que
visam desenvolver áreas especificas do educando, auxiliando-a na melhora da
aprendizagem.
A interação é um elemento importante para aprendizagem e o
desenvolvimento humano pois é por seu intermédio que transforma suas
estruturas biológicas em linguagem e pensamento. A mediação através da
informática possibilita ponderar sobre diferenças individuais.
A informática é um riquíssimo recurso aliado á construção do
conhecimento, e pode contribuir de maneira positiva para a Educação Especial. A
sociedade tende a ser informatizada, o que exige estudo e entendimento de sua
linguagem tecnológica digital no meio educacional. O computador é uma das
tecnologias da contemporaneidade que acompanha cada vez mais a vida das
pessoas, sendo considerado como uma ferramenta para a aprendizagem e uma
alternativa de abordagem ao desenvolvimento da eficácia na educação.
O docente deve conhecer e dominar os procedimentos da
tecnologia que deseja colocar em ação, sendo o currículo, as disciplinas,
tecnologias organizadas do conhecimento construído pela sociedade. O computador deve ser utilizado de forma estratégica para
que possa desempenhar o papel de desenvolver o individuo, dando alternativas
para que escolha qual a via mais adequada para o desenvolvimento e
aprendizagem. E pode ser uma ferramenta importante nas primeiras etapas da
aprendizagem: perceber conceitos linguísticos, matemáticos, geográficos.
A tecnologia informatizada está disponível em inúmeros
espaços e pode contribuir para a eficácia da aprendizagem escolar e da vida
prática. O docente que utiliza a informática deve preocupar-se com as
possibilidades e limitações da tecnologia, buscando desenvolver no estudante o
processo crítico, imaginativo, pesquisador, criativo num ambiente que leve a um
processo continuo, buscando o desenvolvimento da aprendizagem. CARSON (2006, P.186)“ tiramos vantagens das oportunidades de aprender a partir
de qualquer fonte que possa nos ensinar algo”.
A Educação Especial deve ser pensada em sua totalidade e adaptada aos novos tempos, passando a utilizar os recursos atuais disponíveis como aliados ao processo de aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais.
A informática surge como uma alternativa de mudança metodológica, principalmente em relação á produção do conhecimento de alunos com necessidades
educacionais especiais. A informática deve ser usada como importante ferramenta para
a criação de ambientes que estimulem o aluno a descobrir, transformar e
produzir conhecimento. Cabe a cada professor criar alternativas metodológicas ou
adaptá-las á realidade contextual dos educandos, aproveitando os diferentes
recursos disponíveis nas esferas da sociedade.
As novas tecnologias de informação e comunicação objetivam
colaborar com o desenvolvimento integral do aluno, dando espaço para a criação e
renovação do processo de ensino-aprendizagem. Nesse ambiente informatizado, o clima de segurança é muito
maior; pois enfatiza a ação conjunta/cooperativa e colaborativa, resultando em
uma maior autonomia e independência dos educandos, incentivando a desinibição e iniciativa á realização das atividades.
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