quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Educação e Tecnologia


     A tecnologia educacional é uma área de conhecimento pela qual recursos tecnologicos são utilizados objetivando otimizar as relações educacionais. 

Procurando auxiliar o processo ensino e aprendizagem a tecnologia edufcacional busca propiciar formas inteligentes de utilizar os recursos tecnológicos na educação, ou seja, as funções da escola serão enriquecidas com a versatilidade das novas fontes de informações e ferramentas tecnológicas, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.

A utilização da internet, tablets e jogos para facilitar a assimilação dos alunos sobre determinado tipo de assunto ou a criação de sistemas computacionais para a análise do desenvolvimento de uma sala de aula em relação a seu nível de aprendizagem, são alguns exemplos do uso dessas novas tecnologias na educação. 

O modelo educacional atual foi construído devido ao desenvolvimento de modelos anteriores. Esse desenvolvimento passou pelo modelo clássico Greco-romano que utilizava a disciplina para a construção de um cidadão ideal, predeterminado e pregava o amor à sabedoria, pela era do iluminismo onde se iniciou um modelo antropológico-social e onde existiria uma propagação da educação entre todas as camadas sociais, chegando ao modelo do século XXI e atual, onde a educação propicia a construção de uma pessoa apta a ajudar na evolução da sociedade. Com a disseminação da internet na década de 90 e o aumento no desenvolvimento de novas tecnologias, o uso de ferramentas tecnológicas passou a ser muito cogitado no meio educacional.

Contudo a escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.

Mesmo utilizando tecnologias de ponta, podem perssistir dificuldades de gerenciamento emocional, tanto no pessoal como no organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. As mudanças na educação dependem, mais do que das novas tecnologias, de termos educadores, gestores e alunos maduros intelectual, emocional e eticamente; pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar; pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos. São poucos os educadores que integram teoria e prática e que aproximam o pensar do viver.Assim numa sociedade cada vez mais complexa e virtual, estes profissionais se tornarão referências necessárias.

Link para informação complementar:
http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-e-as-novas-tecnologias/3050/


Fonte da imagem:
http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/imgs/item%201.2%20informatica%20na%20educacao.JPG


Discente: Thiago Athenagoras Santos
Matrícula: 20112019192



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