quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Novos Recursos para a Educação


     Quando se fala em recursos tecnológicos, pode-se pensar na televisão, no telefone e, principalmente, no computador. Contudo ao se referir a educação todo meio de comunicação que complementa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica com o objetivo do enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Exemplos disso são: o quadro negro e o giz, umas das ferramentas mais antigas e mais usadas na sala de aula.

A Internet é a nova tecnologia que tem se mostrado eficiente na transmissão de informações e na comunicação, importantíssima na construção do conhecimento. Através dela é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso a conteúdos completos de livros, revistas, bem como comunicar-se com o mundo adquirindo informações em tempo real bem próximo à comunicação face a face. Mediada através do computador uma potente ferramenta que nos proporciona inúmeras formas de uso na educação, mesmo sem o uso da rede mundial de computadores, a internet, nos propicia o rompimento da barreira do tempo e do espaço nos mais variados seguimentos. Mas é essa potente máquina composta componentes simples interligados, o computador, que nos permite o acesso a esse grande potencial na mediação de informações permitindo a interação global através dos mais variados meios agrupando, assim, todas as tecnologias de comunicação já inventadas pelo homem transformando-se no aliado perfeito na busca do conhecimento.

Ao longo do século XX, especialmente entre os anos de 1940 e 1970,  o  telefone,  o  cinema,  o  rádio,  as  revistas  e  a  televisão constituíam-se em um sistema, que o desenvolver-se, transformou-se em aparato de última geração ao integrar outros avanços tecnológicos mais recentes como telefones celulares, TV interativa e a Internet. Tais dois aparatos  foram  sendo  produzidos  e  vinculados  com  a  totalidade, estabelecendo uma intima relação com os objetivos da industrialização. O avanço tecnológico se colocou presentes em todos os setores da vida social, e na educação não poderia ser diferente, pois o impacto desse  avanço  se  efetiva  como  processo  social  atingindo  todas  as instituições, invadindo a vida do homem no interior de sua casa, na rua onde mora, nas salas de aulas com os alunos, etc. Desta forma, os aparelhos  tecnológicos  dirigem  suas  atividades  e  condicionam  seu pensar,  seu  agir,  seu  sentir,  seu  raciocínio  e  sua  relação  com  as pessoas.

       Com o rápido crescimento do processo de globalização, vários  problemas  estão  afetando  muitos  países  ao  mesmo  tempo. Questões  como  inflação,  meio-ambiente,  têm  preocupado  diferentes autoridades  em  todo  o  mundo.  E  também,  com  o  assustador crescimento do conhecimento, torna-se impossível para o aluno e o professor dominarem tudo. Assim, o trabalho em equipe e a Internet oferecem uma das mais excitantes e efetivas formas para capacitar os estudantes ao processo colaborativo e cooperativo e, ainda, desenvolver a habilidade de comunicação.

Para que esse intento se concretize, os educadores precisam  coordenar  este  processo,  incorporando  as  mídias  aos encaminhamentos pedagógicos deixando de defender-se da inovação.


Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_gdoIpZKadCg/St0dz-Q_oMI/AAAAAAAAAD4/NxACHs6OfSU/s400/educa%C3%A7%C3%A3o+e+tecnologia.jpg





Discente: Fabiany Versiani Sanguinette 
Matrícula: 20112019119

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