Tecnologia da Informática na EAD (Educação a distância)
Considerando-se que toda a tecnologia pertinente deve ser utilizada na educação, visando a formação do pensamento crítico de estudantes e professores para a resolução de problemas, de imediato a EAD utiliza-se de diferentes mídias para fazer as transferências de material e para a programação de aulas, escolhendo a mídia adequada de acordo com o tipo de aluno e infra estrutura disponível.
O uso dos recursos da informática enriquecem os ambientes de aprendizagem, pela interação entre o aluno e o computador, ou seja, cada estudante é um sujeito ativo, e através destes recursos pode obter informações e esclarecer suas dúvidas mais rapidamente. O desenvolvimento das atividades, neste ambiente, busca incentivar o questionamento, a reflexão sobre as próprias ações e, principalmente, a cooperação entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem.
Os avanços da micro informática indicam uma tendência excepcional para a educação, através da multimídia e da realidade virtual, principalmente para o ensino de matérias que requerem exercícios e experiências simuladas. Através do uso das redes, o aluno poderá estar constantemente em comunicação com outros alunos, professores, pesquisadores, ou pessoas da comunidade, proporcionando uma melhor formação educacional e social.
Tradicionalmente, o material destinado ao Ensino à Distância consiste essencialmente em material estático, veiculado através de textos pré-impressos, cassetes de áudio e de vídeo ou programas de rádio e de televisão. O material utilizando tecnologia hipermídia associada, abre novas perspectivas: pode ser desenvolvido em menos tempo, tolera facilmente as alterações e pode ser distribuído de um modo relativamente mais rápido através das redes de comunicação de dados, se comparado com o correio, meio de difusão utilizado no material de estudo à distância tradicional.
Os recursos utilizados na pesquisa foram os meios de comunicação da Internet, como o email, ftp, telnet, talk, o netscape e a linguagem para a construção de hiperdocumentos. Também foram estudados os conceitos de redes como o Mbone, conceitos e aplicações de videoconferência e softwares educacionais.
A Internet consolida-se como principal meio difusor das telecomunicações multimídia. Reúne num só meio de comunicação as vantagens dos diferentes modos de comunicação, de forma interativa, permitindo que o usuário tenha acesso a informações distribuídas em qualquer lugar desta rede mundial.
Entre seus principais serviços, tem-se o correio eletrônico, que permite escrever e enviar uma mensagem para uma pessoa em qualquer lugar do mundo. Assim os alunos podem tirar dúvidas com professores, com colegas e participar de grupos de discussões sobre um determinado assunto.
O protocolo Telnet estabelece uma conexão remota entre computadores. Ele permite executar programas e comandos em outra máquina, fazendo da máquina local um terminal da máquina remota. Tem-se também o protocolo FTP, destinado à transferência de arquivos: o usuário pode navegar entre os diretórios dessa conta e transferir arquivos de uma máquina para outra, podendo também buscar arquivos específicos.
O Talk é um recurso que permite a comunicação interativa entre duas ou mais pessoas, estabelecendo uma comunicação em tempo real. Este recursos é bastante útil para o estabelecimento da comunicação aluno-professor e entre os próprios alunos.
Os cursos poderiam, então ser produzidos por uma universidade convencional e remetidos à universidade virtual pela Internet, ficando à disposição dos alunos através de arquivos para serem adquiridos por FTP, ou através de hiperdocumentos.
As dificuldades encontradas com relação ao uso da Internet são que o volume de dados é grande quando são utilizados os recursos de multimídia, o que não seria atrativo ao usuário devido a demora para o acesso destes arquivos. Outra dificuldade encontrada é a necessidade de uma configuração mínima de recursos de hardware, com no mínimo um processador 486 e memória RAM de 8Mbytes. Quanto aos softwares, há muita incompatibilidade de formatos de arquivos, dificultando o uso da Internet.
A metodologia de Educação a Distância tende a se desenvolver ao longo do tempo, principalmente com a utilização de recursos computacionais, como multimídia, realidade virtual, redes de computadores, etc.
A EAD tem sido aplicada com sucesso em vários países, porém no Brasil ainda há muitas dificuldades para a sua aplicação devido à falta de recursos adequados, dificuldades de comunicação e de transmissão de multimídia. Apenas recentemente, com a nova Lei de Diretrizes e Bases, a EAD foi contemplada com uma possibilidade efetiva de ser aplicada no Brasil.
Link para informação
complementar: http://pensadordigital.blogspot.com/2009/08/emprego-de-recursos-da-informatica-na.html
Discente: Cristiane Silva Carvalho
Nº de Matricula: 20112019056
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